Cardiologia – infantil e fetal

Nossa equipe está preparada para o acompanhamento clínico de cirurgia e período pós-operatório em crianças e adolescentes portadores de cardiopatias congênitas.

É de fundamental importância a presença do cardiologista pediátrico ao término da cirurgia, quando o paciente é transportado do Centro cirúrgico para a UTI pediátrica. O cardiopediatra recebe os dados do transoperatório diretamente do cirurgião e do anestesista e juntamente com os achados do exame físico detalhado, faz-se um ajuste das medicações vasoativas bem como dos parâmetros de ventilação mecânica ao qual o paciente está submetido.

Consideramos as primeiras horas pós-cirúrgicas as mais críticas e possivelmente instáveis, onde ocorrerão inúmeras alterações hemodinâmicas em um curto espaço de tempo, tais como: alterações do ritmo cardíaco, pressão arterial, pressão venosa central, débito urinário, temperatura e tantas outras.

Devido ao grande número de complicações no pós-operatório imediato, nossa equipe permanece com o paciente nas primeiras 12 horas ininterruptamente, com o objetivo de

a) Otimizar a utilização de drogas vasoativas na síndrome de baixo débito cardíaco,
b) Tratar a disfunção ventricular,
c) Tratar arritmias e distúrbios hemorrágicos,
d) Tratar a hipertensão pulmonar presente nos pacientes com cardiopatias mais complexas.

Para que o paciente atinja estabilidade hemodinâmica após uma cirurgia cardíaca pediátrica, há ações importantes que somente o médico experiente em tratamento intensivo pós-operatório poderá avaliar, como a interpretação dos dados obtidos através da monitorização básica e invasiva. Saber interpretar dados de pressão de átrio esquerdo, pressão de artéria pulmonar, débito cardíaco e resultados do ecocardiograma bidimensional com Doppler em cores é de fundamental importância para antecipar condutas, evitando assim instabilidade clínica.

Nosso intuito é oferecer aos pacientes e seus familiares um atendimento avançado, proporcionando não apenas a recuperação física da criança, como também garantindo conforto e segurança aos seus familiares, que terão um tratamento humanizado, com atenção e carinho, neste momento tão delicado de suas vidas.

  • Exames e consultas:
    (011) 3254-1010
LISTA DE CONVÊNIOS