Dra. Lilian M. Lopes

Dra. Lilian M. Lopes
Dra. Lilian M. Lopes
De 1976 a 1981 a Dra. Lilian Maria Lopes, cursou a Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Sorocaba. CRM 42497.

No período de 1980 a 1981 fez Estágio Voluntário de Aperfeiçoamento na Unidade de Terapia Intensiva da Sociedade Beneficência Portuguesa de São Paulo – Hospital São Joaquim; serviço de Cirurgia Cardíaca do Professor Dr. Adib Jatene.

Entre 1982 a 1983 concluiu Residência Médica no Instituto “Dante Pazzaneze” de Cardiologia do Estado de São Paulo, obtendo Certificado de Especialista em Cardiologia ( conferido pela comissão de residência médica de acordo com a lei 6.932/81 ).
No ano de 1984 obteve Certificado de Aprimoramento em Cardiologia Pediátrica, como Médica Residente no Instituto “Dante Pazzaneze” de Cardiologia do Estado de São Paulo.

De agosto a dezembro de 1985 foi Médica estagiária no Departamento de Cardiologia Pediátrica, no Children’s Hospital da Harvard Medical School/Boston – Serviço do Dr.Bernard Nadal e Dr. Aldo Castaneda. Nesta mesma universidade e período , fez curso de aprimoramento em Anatomia Patológica com Dr. Richard Van Praagh e Dra. Stella Van Praah e curso de Eco-Dopplercardiografia infantil com Dr. Stephen Sanders.

De janeiro a dezembro de 1986 foi Research Fellow no laboratório de Ecocardiografia Pediátrica e Fetal, na University of Califórnia/ San Francisco, Cardiovascular Research Institute – Serviço do Dr. Norman H. Silverman.

Em 1987 iniciou suas atividades de pesquisa em ecocardigrafia e cardiologia fetal como médica pesquisadora da Clínica Obstétrica da FMUSP sendo contratada como médica assistente em janeiro de 1992 pela Fundação Faculdade de Medicina da USP, ocupando este cargo até a presente data.

Em julho de 1989 fez estágio de atualização em ecocardiografia pediátrica e fetal na University of Califórnia / San Francisco, serviço do Dr. Norman H. Silverman.

Em agosto de 1989 foi convidada para assumir a direção do Serviço de Ecocardiografica Pediátrica e Fetal da Sociedade Beneficência Portuguesa de São Paulo – Hospital São Joaquim, onde se encontra até a presente data.

Obteve os seguintes títulos de especialista:

Título de Especialista em Cardiologia, conferido pela Associação Médica Brasileira e Sociedade de Cardiologia, em 03 de maio de 1991.
– Título de Especialista em Ecocardiografia, conferido pelo Departamento de Ecocardiografia da Sociedade Brasileira de Cardiologia, em 01 de novembro de 1991.

– Certificado de Habilitação em Ecocardiografia, conferido pela Associação Médica Brasileira, Sociedade Brasileira de Cardiologia e Departamento de Ecocardiografia, em 12 de dezembro de 1994.

– Título de Especialista em Cardiologia Pediátrica pelo Departamento de Cardiologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Cardiologia e Departamento de Cardiologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, 17 de dezembro de 1998.

Em maio de 1995 foi aprovada com “Dez com Louvor” na defesa de Tese de Doutorado, área de concentração Obstétrica e Ginecologia, apresentada à Faculdade da Universidade de São Paulo, sobre “TAQUIARRITMIAS FETAIS” .

Nestes 30 anos de dedicação à pesquisa e ao ensino na área de Ecocardiografia e Cardiologia Fetal na Clínica Obstétrica da FMUSP, foi a pioneira no País a estudar o coração fetal, sendo frequentemente convidada para palestras. Um de seus objetivos mais importantes é ensino e treinamento de cardiologistas e ultrassonografistas no rastreamento de anomalias fetais, através de programa de treinamento de rastreamento aberto para quem desejar. Anualmente passam por seus cursos de treinamento em ecocardiografia pediátrica e fetal mais de 250 médicos de várias de regiões do Brasil e da América do Sul. Pela importância dos trabalhos na área de arritmias foi convidada para conferências em Congressos Internacionais no Chile, Japão, Portugal, Holanda, Canadá, Argentina, Peru, Bolívia e Estados Unidos.